Avaliação 360

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O processo de avaliação 360 é composto por 7 etapas:

 

 

  1. Reunião para Definição das métricas

 

Para realizar essa avaliação, é importante definir quais serão as métricas que vão atender as necessidades da empresa. O que é importante dentro da organização que deve ser levado em conta no comportamento de um profissional?

 

Poderão ser utilizadas métricas da empresa ou as métricas que oferecemos em nosso software de avaliação de desempenho.

 

Nosso programa contém os vinte fatores abaixo relacionados, podendo o cliente optar por aplicar aqueles que melhor se aplica a sua necessidade:

 

01. Comprometimento: avalia o comprometido do funcionário com os objetivos, metas e prazos estabelecidos pela empresa para suas tarefas e atribuições.

 

02. Produtividade: avalia a produtividade do funcionário, medida pelo grau de cumprimento de prazos e padrões de qualidade na realização de suas tarefas.

 

03. Trabalho de Equipe: avalia a importância da participação do funcionário nos resultados alcançados por sua equipe no período.

 

04. Conhecimento da Função: avalia o conhecimento demonstrado pelo funcionário em relação às tarefas e atribuições do seu cargo.

 

05. Relacionamento: avalia a qualidade do relacionamento mantido pelo funcionário com os colegas e superiores.

 

06. Qualidade do Trabalho Realizado: avalia a qualidade do trabalho realizado pelo funcionário.

 

07. Iniciativa: avalia as iniciativas tomadas pelo funcionário no período para fazer o que precisava ser feito dentro de suas atribuições.

 

08. Segurança no Trabalho: avalia o comportamento do funcionário quanto ao cumprimento dos procedimentos estabelecidos sobre segurança no trabalho.

 

09. Criatividade: avalia o grau de criatividade demonstrado pelo funcionário para solução de problemas complexos ou não previstos, contribuindo para melhoria de algum processo ou tarefa.

 

10. Potencial: avalia a disposição e capacidade demonstradas pelo funcionário para buscar e efetivamente assimilar novos conhecimentos e habilidades.

 

11. Organização e Planejamento: avalia a habilidade e eficácia do funcionário na organização, planejamento e execução de suas tarefas.

 

12. Grau de Preparo Para Promoção: avalia o grau de preparo e competência geral do funcionário para assumir um cargo com maior responsabilidade e complexidade.

 

13. Contribuição Para Resultados: avalia como as iniciativas e esforços do funcionário deram uma efetiva contribuição para os resultados da equipe.

 

14. Iniciativa Para o Desenvolvimento Profissional: avalia as iniciativas do funcionário para buscar e adquirir novos conhecimentos e habilidades para o seu desenvolvimento profissional.

 

15. Aproveitamento dos Treinamentos Recebidos: avalia o resultado dos treinamentos recebidos evidenciado por uma razoável melhora na qualidade e nos resultados do trabalho do funcionário após cada treinamento.

 

16. Administração do Tempo: avalia como o funcionário utiliza seu tempo de forma eficiente e eficaz, conforme evidenciado pela qualidade e produtividade do trabalho realizado.

 

17. Capacidade de Análise e Solução de Problemas: avalia como o funcionário conseguiu analisar, entender e resolver, de forma independente e sem ajuda de outras pessoas, os problemas que surgiram durante a realização de suas tarefas.

 

18. Foco em Resultados: avalia como o funcionário conseguiu se concentrar e mantiver o foco de sua atenção nos objetivos e resultados esperados de seu cargo.

 

19. Tomada de Decisão: avalia a forma como o funcionário tomou as decisões necessárias para dar continuidade às suas atividades, independente da determinação ou apoio do superior imediato.

 

20. Liderança: avalia a habilidade com que o funcionário conduziu sua equipe com a finalidade de cumprir as metas e objetivos da sua área.

 

 

  1. Definição dos avaliadores

O colaborador pode ser avaliado por seus pares de trabalho, superiores, subordinados, clientes internos e externos. Neste tipo de avaliação é considerada também a avaliação que o próprio funcionário faz de si mesmo.

 

  1. Workshop de Apresentação do Projeto

Workshop de 60 minutos para explicação do projeto e forma de utilização da ferramenta online

 

  1. Aplicação do questionário

O questionário pode ser aplicado utilizando nossa ferramenta de avaliação (online), desenvolvimento de questionário customizado (online) e papel.

 

  1. Relatórios

Serão apresentados os seguintes relatórios:

- Relatório de Discrepâncias

O software permite a emissão de um relatório mostrando eventuais discrepâncias importantes entre as notas de avaliações dadas pelos avaliadores e as notas de autoavaliação dadas pelos avaliados. Essas discrepâncias são apresentadas em relação a cada avaliado e a cada fator de avaliação.

 

- Comparativo de Médias

 

- Relatório Geral de Avaliação com recomendações

Quando houver uma discrepância relevante em algum fator de avaliação, o relatório mostrará comentários ou sugestões de assuntos que o avaliador poderá utilizar numa conversa com o avaliado destinada a analisar as diferenças de opinião entre eles e tentar chegar a um consenso sobre o que cada um deles poderá fazer para melhorar seu entrosamento de forma a contribuir para melhorar o desempenho da equipe como um todo.

 

Essas orientações podem ajudar o avaliador a dar um “feedback dirigido”, ou seja, em vez de ter uma conversa não muito bem estruturada, ele agora já sabe o que conversar com o avaliado, ou pelo menos, como começar a conversa.

 

  1. Devolutivas

Serão conduzidas devolutivas ao RH e Gestor

 

  1. Plano de Ação

Com base nos relatórios e resultados das devolutivas, será conduzida sessão de 1 hora para montagem de plano de ação com o colaborador ou RH.